This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Senac RJ Se Reconecta à Tua Atividade: Compartilhar Conhecimento E Transformar Vidas O Dia

“Ausência Incentivo A Ideias Originais Pela Ciência No Povo”, Diz Neurocientista Brasileira

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, 40, dedicou-se nos últimos anos a assimilar como o cérebro humano ficou o que é. Mestrado Português Considerado O Melhor Do Mundo serviço a levou a ser a primeira brasileira convidada a tratar no TED Global, famoso evento anual de conferências de curta duração que reúne convidados de imensas áreas do conhecimento. Herculano apresentará em sua fala de 15 minutos, nesta quarta, os resultados de tuas pesquisas sobre isto como o cérebro humano chegou ao número incrivelmente alto de 86 bilhões de neurônios: o consumo de alimentos cozidos.

Advertisement

Folha - A respeito do que a sra. vai expressar pela palestra no TED? Suzana Herculano-Houzel - Irei exibir o efeito do serviço exercido em nosso laboratório, que mostra que o ser humano não é especial, nosso desenvolvimento cerebral não foge às regras que se aplicam aos outros primatas. Temos o maior cérebro primata sem sermos os maiores primatas. Com a invenção da cozinha, ter um cérebro amplo deixa de ser um traço e passa a ser uma vantagem, ao mesmo tempo que nos libera para fazer coisas mais interessantes com o nosso cérebro.

Minha mensagem na palestra é que o que nos torna célebres é o número alto de neurônios no córtex cerebral e conseguimos aparecer a isto fazendo uma questão que nenhum outro animal faz que é cozinhar os alimentos. Diferença Entre Graduação, Tecnólogo E Técnico projetos ligados à clareza do cérebro foram apresentados. Na Europa, um investimento de 1 bilhão de euros será destinado a uma simulação em micro computador do cérebro funcionando e, nos EUA, um consórcio de cientistas vai mapear o cérebro.

Advertisement

Como essas iniciativas se englobam no atual quadro de pesquisa da neurociência? São desdobramentos do que agora vinha sendo feito. A tua procura se relaciona de algum modo com estes projetos? De certa forma sim. ], entre as diferentes áreas. As iniciativas americana e europeia de dominar o cérebro e os experimentos de interface cérebro-máquina, como do brasileiro Miguel Nicolelis, receberam bastante atenção da mídia. A senhora acha que o não efetivação dos objetivos pode gerar alguma frustração pela sociedade e até descrédito pra neurociência? Tudo depende de como as coisas são apresentadas. A maneira como eu imagino essa iniciativa do consórcio americano é compreender como o cérebro funciona como um todo.

No entanto, para vender isto para mídia, eles têm que pôr o propósito da cura do alzheimer, já que é um nome que as pessoas reconhecem e pensam “ah, isto é primordial”. No entanto é essencial que a mídia dê valor a estes tópicos, pra que as pessoas passem a doar mais valor à pesquisa pelo discernimento que geramos, e não apenas pelo motivo de vamos curar doenças.

Advertisement
  1. Ditadura no Brasil
  2. dezessete alunos prodígios do Povo são selecionados por universidades top do exterior
  3. 4- Preste atenção nas matérias específicas
  4. Faça perguntas e simulados rotineiramente
  5. vinte e oito Maíra (livro)
  6. UNCISAL (Instituição Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) - Vestibular respectivo
  7. Planeje horários e metas de estudo

Até por causa de se o público compreender a diferenciar o valor da ciência pela ciência, não tem por que ter frustração. Toda procura bem feita traz, ao menos, algumas perguntas. Se a busca é bem feita, não existe fracasso. Por Dentro De Um Colégio Interno No Exterior divide entre a procura e a divulgação de ciência, alguma coisa diferente pela nossa academia. Dez Melhores Universidades Do Universo Para Mestrado Em Finanças há uma falha de intercomunicação entre os cientistas e a nação?

Advertisement

Infelizmente a divulgação científica não é muito valorizada nem ao menos bem vista pelos cientistas. ], a título de exemplo, não considera a divulgação científica na conta da produtividade do cientista. Entretanto isto é explícito. Dada a sobrecarga de ensino e procura dos nossos cientistas, é penoso que eles ainda queiram fazer divulgação sem que isso lhes dê qualquer tipo de reconhecimento por seus esforços.

Não sei se estaria fazendo divulgação se eu não tivesse retornado para o Brasil pra fazer justamente isso. Depois é que eu voltei a fazer busca. Quais são os principais dificuldades na maneira como se faz procura científica no Brasil? Originalidade zero. Não existe incentivo à originalidade e à diversidade de raciocínio. ], fiquei chocada ao achar que as pessoas não param cinco anos no mesmo território.

Advertisement

Eles têm essa cultura de se modificar constantemente, o que coopera a diversidade de ideias. Aqui, a tradição é entrar pela iniciação científica em um laboratório e continuar nele durante o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado. E a tendência é a pessoa se aprofundar ainda mais em um único questão.

Share This Story

Get our newsletter